domingo, 24 de maio de 2009

Coral BDMG na Estrada Real


A música colonial mineira em suas origens


Coral BDMG na Estrada RealRegência: maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira
O Coral BDMG percorre a Estrada Real em Minas Gerais, levando a música colonial mineira às suas origens.
Desde 2005, o Coral BDMG já visitou 35 localidades nos trechos da Estrada Real, realizando concertos de músicas sacras compostas nas cidades históricas mineiras no século XVIII e início do século XIX . O grupo, vinculado ao Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural, desenvolve o projeto “Coral BDMG na Estrada Real” que tem contado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e tem por objetivos:
- a divulgação da música brasileira, especialmente da música colonial mineira;
- a realização de evento cultural que realce as potencialidades da região, de fácil acesso à população local;
- o incremento da atividade turística na área do Programa Estrada Real, através da disponibilidade de evento cultural relacionado à história e cultura regionais;
- a divulgação do Programa Estrada Real;
- a associação às ações do BDMG na região para divulgação de seus produtos.
Para 2009, serão realizados mais 10 concertos em Cachoeira do Campo, Ipoema, São Bartolomeu, Mariana, Morro Vermelho, Raposos, Carrancas, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves e Resende Costa.
Em 2008, duas cidades foram visitadas: Itabirito e Glaura, distrito de Ouro Preto.
Em 2007, o Coral BDMG realizou concertos em São João del-Rei, Tiradentes, Três Corações, Baependi, Santa Luzia, Ouro Preto, Guanhães, Barbacena, Antônio Carlos, Passa Quatro e Conselheiro Lafaiete em Minas Gerais e Lorena em São Paulo. Também foram realizados concertos especiais em Belo Horizonte-MG e Ouro Fino-MG, municípios que não integram o circuito da Estrada Real, atendendo convite de patrocinadores.
Em 2006, foram realizadas apresentações em Itabira, Caeté, Serra da Piedade, Congonhas, Entre Rios de Minas, Caxambu, Pouso Alto, Conselheiro Lafaiete e Passagem de Mariana em Minas Gerais e Paraty no Rio de Janeiro, destino final do Caminho Velho da Estrada Real.
Em 2005, o Coral realizou concertos em Catas Altas, Seminário do Caraça, Conceição do Mato Dentro, Diamantina, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Nova Lima, Prados, Santa Bárbara, São Brás do Suaçuí, São Lourenço e Serro, além do lançamento oficial na Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte.
Como registro dessa trajetória, o Coral BDMG gravou em 2008 o CD Coral BDMG na Estrada Real - A música colonial mineira em suas origens.
Os concertos são apresentados normalmente em igrejas coloniais e têm acesso gratuito ao público. São precedidos de apresentação explicativa das peças, sua elaboração, o compositor e sua inserção na cultura musical e na história de sua época. O maestro, regente e professor Arnon Sávio Reis de Oliveira tem despertado especial interesse do público ao associar a música com os aspectos históricos, socioeconômicos e culturais do período colonial.
Foram selecionadas peças representativas dos principais compositores e das diversas regiões do circuito da Estrada Real, como: da região de Ouro Preto e Mariana, Pe. João de Deus de Castro Lobo Marcos Coelho Neto e Jerônimo de Souza Lobo; do Serro e Diamantina, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita; de Tiradentes, São João del-Rei e Prados, Manoel Dias de Oliveira e Pe. José Maria Xavier; e, em homenagem às demais cidades e aos demais compositores, muitos anônimos, Antônio Lopes Serino, a quem se atribui a Ladainha, cópia encontrada no Curral del-Rei, hoje, Belo Horizonte, mas de origem desconhecida, como seu autor.

Roteiro 2009

Cachoeira do Campo, Ouro Preto-MG, 30 de maio, sábado, 21h, Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
Ipoema, Itabira-MG, 21 de junho, domingo, 9h, Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
São Bartolomeu, Ouro Preto-MG, 4 de julho, sábado, 19h, Igreja de São Bartolomeu.
Mariana-MG, 5 de julho - domingo, 12h15, Catedral da Sé, com acompanhamento no órgão Arp Schnitger por Josinéia Godinho.
APOIO CULTURAL: AMIC - Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo - MG