quarta-feira, 30 de março de 2011

Peça histórica é devolvida para Cachoeira do Campo

Cadeira do Imperador chega a Ouro Preto com anúncio de verbas para a restauro da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Na tarde da última segunda-feira, 28 de março, o prefeito Angelo Oswaldo assinou o Termo de Guarda da Cadeira do Imperador, móvel histórico do acervo ouro-pretano, entregue pela Inspetoria São João Bosco em cerimônia no auditório do Gabinete da Prefeitura.

Na ocasião, o prefeito leu um trecho do livro Ouro Preto de Henrique Cabral (1874 – 1946) que contextualiza a visita do Imperador D. Pedro II a Vila Rica quando soube e utilizou a cadeira que já havia servido a seu pai, o Imperador D. Pedro I.

O representante da Inspetoria São João Bosco no evento, Sr. Gianini Simplício Burgarelli, informou aos presentes que, em entendimentos com a empresa Alicerce Empreendimentos, será construído no Centro Dom Bosco um memorial onde serão expostos vários bens do acervo histórico da Obra dos Salesianos em Cachoeira do Campo.

O prefeito anunciou também que a Caixa Econômica Federal, após decisão judicial e grande empenho da Procuradoria Jurídica Municipal, fará a liberação da verba para a restauração da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Trata-se de recurso destinado a Ouro Preto pelo governo federal, através da primeira fase do PAC das Cidades Históricas, sendo da ordem de um milhão e oitocentos mil reais. Também foi anunciado que o mesmo banco vai liberar recursos para obras no Parque Municipal das Andorinhas e para a Rua Desidério de Matos, via que dá acesso à antiga Fábrica de Tecidos.

Durante o evento, a Cadeira do Imperador esteve exposta aos presentes. Ela segue agora para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré onde poderá ser vista pelos fieis e visitantes do histórico distrito de Cachoeira do Campo.

Foto-Eduardo-Tropia-28-03-2011-2-232x300

História:

Trecho do livro Ouro Preto, de Henrique Cabral (1874 – 1946), páginas 174 e 175:

“Estava encarregada da recepção dos reais hóspedes uma comissão de que faziam parte o farmacêutico Joaquim Fernandes Ramos e o Cap. Lúcio Fernandes Ramos.

Após o descanso foi servido o almoço.

A sala de refeição estava tôda ornamentada. A mesa bem disposta e cheia de flôres tinha na cabeceira duas grandes poltronas destinadas ao Imperador e a Imperatriz. A que era para a Imperatriz estava coberta com linda colcha de damasco de sêda e cheia de enfeites e rendas. A outra, bastante velha e estragada, apresentava-se completamente despida de enfeites. D. Pedro, logo ao penetrar na sala, com um simples relance de olhos, notou aquilo. Próximo dêle, porém, se achava o Cel. Joaquim Ramos, tendo no braço esquerdo outra colcha e enfeites destinados a esta poltrona. Curvando-se respeitosamente, disse êle ao Imperador:

- Assentado nesta poltrona é que o augusto pai de V. Majestade tomava suas refeições.

E fazendo menção para orná-la, D. Pedro, com delicado gesto e um sorriso no rosto, não consentiu e assentou-se na velha poltrona.”

Foto: Eduardo Trópia – Divulgação Ascom/PMOP.

terça-feira, 29 de março de 2011

Em sintonia com a CF 2011 o Conselho Comunitário de Pastoral da Igreja das Dores lança a campanha: “Reciclar para preservar”

Campanha: “RECICLAR PARA PRESERVAR!!!”

“Fraternidade e a vida no Planeta” CF 2011

dores Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011 e com a nossa alegria em comemorarmos os 250 anos da Igreja de Nossa Senhora das Dores.
Propomos a nossa comunidade de Cachoeira do Campo e região a campanha: “Reciclar para preservar”, onde faremos a coleta dos seguintes materiais recicláveis: latinhas de alumínio, garrafas pet e caixinhas de leite.
A renda obtida com a coleta dos materiais será revertida para a pintura interna e externa da Igreja das Dores, doe o seu material previamente higienizado nos seguintes locais: na Igreja Matriz, na Igreja das Dores e no Mini Mercado Acácio.
Preservando o planeta e a nossa história III

Conselho Comunitário de Pastoral
Igreja de Nossa Senhora das Dores
250 Anos de Fé e evangelização com Maria a Senhora das Dores
www.igrejadasdores.com.br
e-mail.: igrejanossasenhoradasdores@gmail.com

Ouro Preto dará início à restauração da Matriz de Nazaré, através do PAC

Na tarde desta segunda-feira, 28, durante a entrega da cadeira histórica do acervo Dom Bosco, resgatada da Inspetoria Salesiana em Belo Horizonte, o prefeito Angelo Oswaldo anuncia mais uma conquista do município. Ouro-pretanos e visitantes poderão ver em breve o início das obras na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, no distrito Cachoeira do Campo, graças ao fim da tramitação na Caixa Econômica que concretiza o repasse oriundo do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para as Cidades Históricas.

Ouro Preto foi contemplada com recurso para ampliação do Parque Nacional Cachoeira das Andorinhas, calçamento de um trecho da Rua Desidério de Matos (Caminho da Fábrica) e para a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo, primeiro projeto a ser realizado

De acordo com a Procuradora Geral do Município, Juliana Pires, o contrato de repasse foi autorizado em dezembro de 2009 e não pôde ser efetivado por questões do município junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI. Após um ano em andamento na Justiça Federal, Ouro Preto recebe o repasse para os três projetos, a serem iniciados pela restauração da Matriz de Nazaré, orçado em R$ 1,8 milhões.

Fonte: Portal Ouropreto.com.br (Bruna Santos)

Foto: Interior da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré/Cachoeira do Campo – MG) Rodrigo Gomes/2009