sexta-feira, 21 de maio de 2010

INSA – Celebra a Virgem Auxiliadora dos Cristãos, 24 de Maio

A comunidade do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora convida a toda a população de Cachoeira do Campo, e em especial os fiéis devotos da Virgem Auxiliadora, para a Celebração Eucarística em honra a sua padroeira. Dia 24 de Maio, segunda-feira, às 17 hs e 15 min, na capela do Colégio das Irmãs. Vamos celebrar juntos esta data.
023
Apoio Cultural: www,guiacachoeiradocampo.com.br

quinta-feira, 20 de maio de 2010

22 de Maio, DIA DE SANTA RITA

Uma das santas mais queridas do povo!

Sua festa é no dia 22 de maio. “Rita” é o diminutivo carinhoso de “Marguerita”, “Margarida”, isto é “Pérola”!SantaRitacomMoldura

O Sábio autor do Livro dos Provérbios disse que uma mulher santa vale mais do que uma preciosa pérola (Pr 3,15). Rita, santa jovem, esposa, viúva e religiosa de votos, é esta riqueza do Povo de Deus: uma santa mulher!

Ela nasceu em Roccaporena, aldeia da região de Cássia, na Itália. Teve uma infância segura, mas sofrida, pelas desavenças de seus pais. Queria ser freira, mas teve de fazer a vontade dos pais, que a constrangeram a se casar com um homem que lhes parecia um bom partido, mas era violento e brutal. Alguns dizem que teria sido até assaltante de estradas! Um dos milagres “impossíveis” de Rita foi conduzir a bom caminho o pai de seus filhos. Contudo, velhos inimigos, vendo que o lobo se convertera em cordeiro, o assassinaram.

Outro “impossível” diante de Rita: convencer seus dois filhos a não vingarem a morte do pai, mas perdoarem, conforme a doutrina de Cristo. Conseguiu, à força de carinho e de oração. Foi providencial esse perdão, porque ambos morreriam dentro de doze meses, e a piedosa mãe, coração valente, acompanhou-os à presença do Altíssimo Pai do Céu, com sua prece.

Acreditou, então, que poderia pedir ingresso no convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena. Foi recusada várias vezes, mas seu coração orante lhe dizia para insistir. Assim, foi admitida em 1407! Outro “impossível” se realizava: sua vocação de juventude!

Afinal religiosa, foi um modelo de caridade e oração. Tinha profunda compaixão com o Cristo sofrido e abatido na sua dolorosa Paixão. Por isso recebeu o dom místico da ferida de um espinho do crucifixo na testa. Esta ferida só se fechou depois de sua morte! Assim, não nos admiremos que a obscura freira tenha tido um enterro acompanhado de multidão! No entanto, ela só veio a ser inscrita no cânon dos santos em 1900!

A Comunidade do Tombadouro, no centro de Cachoeira do Campo, celebra em honra à sua padroeira Santa Rita, no próximo sábado, 22 de Maio, às 19:30h. Participe!

Santa Rita- Rogai por nós!

Apoio Cultural: www.guiacachoeiradocampo.com.br

terça-feira, 18 de maio de 2010

Hoje é o Dia Nacional de Combate a Violência Sexual Contra a Criança e ao Adolescente

18demaio_280x210 Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Os acusados, Paulo Helal e Dante de Bríto Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.
A Vitória daquela época era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.
Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

“BANDA DE MÚSICA, a Alma da Comunidade.” Relançamento 22/05!

A Associação Cultural Amigos de Cachoeira do
Campo - AMIC e a Sociedade Musical União
Social convidam V.Sa. para o relançamento
do livro
Livro_Nylton_Batista_2_thumb[3]

BANDA DE MÚSICA,
a Alma da Comunidade.
Autoria de Nylton Batista

Data: 22 de maio/2010
Hora: 20h
Local: Sede da S. M. União Social
Rua Santo Antônio, 1
Cachoeira do Campo/Ouro Preto-MG

 

Apoio Cultural: www.guiacachoeiradocampo.com.br