sábado, 5 de setembro de 2009

Convite - Palestra "Nossa Matriz, Nossa História"




S.M. União Social completa 145 Anos


A SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO SOCIAL DE CACHOEIRA DO CAMPO convida a todos para as comemorações de seus 145 anos de fundação, a se realizarem nos dias 05 e 06 de setembro próximos.

A programação é a que se segue:
05/09/09 (Sábado):
19:00 Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré em Ação de Graças pelos 145 anos de Fundação da Sociedade Musical União Social.

06/09/09 (Domingo)
05:00 (cinco horas da manhã): Tradicional Alvorada Festiva pelas ruas de Cachoeira do Campo.
14:00 Apresentação Conjunta das Bandas Sociedade Musical União Social de Cachoeira do Campo e Sociedade Musical São Sebastião de Dores de Campos.

Desde já, a União Social agradece a todos os apoiadores de suas atividades.

CACHOEIRA DO CAMPO, FESTEJA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ


Festa de Nossa Senhora de Nazaré: A padroeira de Cachoeira do Campo, Nossa Senhora de Nazaré, é celebrada no dia 08 de Setembro, sendo este dia feriado local e dia dos cachoeirenses festejarem. Começando com a novena, os festejos terminam com uma grande procissão, onde a imponente imagem de Nossa Senhora de Nazaré, percorre as principais ruas de Cachoeira, geralmente acompanhada dos padroeiros das capelas filiadas à paróquia e com a participação das centenárias corporações musicais cachoeirenses. É a mais antiga festividade de Cachoeira, sendo já celebrada no início de século XVIII.
Para este ano de 2009, que antecede o ano Jubilar dos 300 Anos da Paróquia (2010), a programação é assim apresentada:

De 30 de Agosto a 04 de Setembro:
6h30min- Oração da manhã
19h30min-Missa e Novena

Dia 5 de Setembro - Sábado
Tema: “Imagens: Sinais a nos lembrar onde Deus agiu”.
6h30min- Oração da manhã- Capela de São Geraldo-Alto do Beleza
15h- Missa dos Enfermos e idosos.
Liturgia: Alto do Beleza e Grupos de Reflexão.
Após a missa das 19h, haverá encontro com os jovens.
Liturgia: Setor de Glaura
21h- Show com “Eli e Anderson”

Dia 6 de Setembro – Domingo
Tema: “Por uma comunidade mais missionária”.
6h30min- Oração da manhã- Igreja Matriz.
9h- Missa com participação de todas as comunidades.
Liturgia: Equipe Setorial.
10h30min- Procissão motorizada e benção dos veículos.
12h- Tropeiro na praça e rua de lazer.
Liturgia: Centro
Após a missa, haverá apresentação da Banda Euterpe Cachoeirense e Show na praça.

Dia 7 de Setembro – Segunda-Feira
Tema: “Vida em Primeiro Lugar”.
6h30min- Oração da manhã- Capela de Santo Antonio - Centro
Liturgia: Setor de Santo Antonio do Leite
15 hs: Palestra: “Nossa Matriz, Nossa História.” Pela AMIC – Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo, dentro da programação da Primeira Jornada Mineira de Patrimônio Cultural.
19 h30min – Missa, levantamento do Mastro e Show na Praça.

Dia 8 de Setembro-Terça-Feira (DIA DEDICADO A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ)
Tema: “Maria, a catequista Discípula Missionária”.
9h- Missa das crianças.
Liturgia: Catequistas
18h30min-Missa Solene. Em seguida, procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, percorrendo as seguintes ruas: 7 de Setembro, Rua Tapajós(Beco Lobo), Luzia Martins Pedrosa, Rua N. Sra. das Dores, Afonso Maximiano e Rua Pe. Afonso de Lemos.
NOTAS:
* Contaremos com a participação da Banda Euterpe Cachoeirense e Sociedade Musical União Social.
* Pedimos a todos os fiéis que tragam flores para serem ofertadas à Maria, durante a novena.
* Favor trazer velas para a celebração / procissão do dia 8 de setembro.
* Haverá barraquinhas nos dias 05,06 e 07 de Setembro.
* Contaremos com a participação dos padres amigos convidados e da Irmã Maria dos Remédios.
* Agradecemos a todos que se empenharam na realização de mais uma festa em louvor à nossa padroeira, Senhora de Nazaré, o trabalho de todos os agentes, a presença dos amigos sacerdotes, visitantes e de toda a comunidade.
Pelo CPP - Pe. Oldair de Paulo Mateus

Informou:
Rodrigo Gomes
Comunicador Paroquial
Presidente da AMIC – Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo

Salve, oh Mãe de Minas

Salve, oh Mãe de Minas
Ó terra erguida entre as grandes colinasVastos campos onde se avista a linda cachoeiraBravos homens aventureirosÁ descobriram no coração das GeraisA Nossa Senhora de Nazareth dos Campos de Minas.
Ó terra fecunda que alimentou oSonho dos mineradoresDe sua terra brotou a semente queGerminava o ouroO principal e importante caminho Que trilhava as Minas Gerais Fazendo aqui chegar grandes homens Como Manuel de Mello.
Ó terra serene agora abençoada à vida Que no sonho do bandeirante trouxe a fé Criando seus pequenos povoados Ofertados à Deus e este dedicado a Veneração da Virgem de Nazaré.
Ó terra bendita, aclamada e por mais abençoada Ao redor da pequena ermida nova vida suspirava Que viria os combates, os movimentos, Os sonhos e os murmúrios Dos homens que aspiravam os ideais libertários do futuro.
Ó terra de fé sublime, de brisa suave e ar puro Terra da Virgem de Nazaré, mãe doce e humilde Do povo que na sua fé ergueu O mais suntuoso templo Simplesmente a jóia incomparável Do Barroco Mineiro.
Ó terra que construiu sua fé em torno da santa Organizando-se em grandes e poderosas irmandades Que em suas humildes e perenes concepções de fé Tornaram Cachoeira do Campo a Nova Nazaré de MinasÓ terra tricentenária das secularesCorporações musicais Pérolas cantantes, Euterpe Cachoeirense e União Social Que de sua majestosa e harmoniosa música ecoam a fé A sempre amada, nossa mãe,Senhora de Nazaré.
Rodrigo da Conceição Gomes
Publicado no semanário O Liberal Ano XIV Edição: 489 - 03 a 09/09/2001
Coluna Cartas aos Tempos

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Saiba quem foi Pe. José Afonso de Lemos


PADRE AFONSO
Filho de pais pobres, Pe. Afonso Henriques de Figueiredo Lemos nasceu em Cachoeira do Campo, em dezembro de 1847. Desconhece-se sua infância, sabendo-se somente que desde cedo já possuía personalidade retraída. Ainda adolescente, ingressa no seminário de Mariana, onde se ordena sacerdote em 1871. Na ocasião é nomeado pároco da antiga Paróquia de Rio das Pedras. Pouco depois, consegue transferência para sua querida Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, onde permaneceu por mais de 40 anos. Seu espírito empreendedor e seus esforços para tornar acessível a educação a todos foram reconhecidos pelo Bispo Dom Silvério, de quem se tornou amigo e companheiro em suas viagens à Roma, onde foi recebido pelo Papa Leão XIII; e pelo imperador D. Pedro II que, visitando Cachoeira em 1881, hospedou-se em um de seus casarões. Entre seus feitos estão: o primeiro desenvolvimento de campanhas pela educação pública de Cachoeira, que culminou com a fundação da escola que hoje leva seu nome; idealizou o Colégio D. Bosco e o Colégio das Irmãs, conseguindo para isso a vinda dos salesianos; construiu a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e colaborou com a construção da estação ferroviária no Trino para facilitar o acesso a Cachoeira; conseguiu, também, a instalação do primeiro telégrafo e posteriormente telefone, além de ter sido um grande defensor das tradições e do patrimônio histórico, escrevendo a primeira monografia histórica de Cachoeira. Morreu em 03 de Setembro de 1911 em Hargreaves, próximo ao Trino (hoje D. Bosco). Uma multidão seguiu o cortejo que percorreu as principais ruas de Cachoeira. Padre Afonso foi sepultado em frente à capela-mor da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Por sua vida toda dedicada à comunidade, tornou-se figura muito querida e estimada sendo até hoje lembrado com carinho pelos mais velhos.

AMIC oficializa a figura de Pe. Afonso como patrono da entidade


Nesta data, 03 de setembro de 2009, fazemos memória aos 98 anos de falecimento desta ilustre figura que tanto amou nossa terra. E, seguindo os seus ideais e ações, a AMIC renova seus princípios, oficializando o Pe. Afonso de Lemos como o seu patrono, inconrporando às nossas ações o mesmo dinamismo deste importante filho de nossa terra:


"ATO N° 001/09

O presidente da AMIC - Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo -, no uso de suas atribuições e após ouvir a Assembléia Geral decide:

-Declarar Patrono da AMIC o ilustre bem-feitor cachoeirense Padre Afonso Henriques de Figueiredo Lemos (o Pe. Afonso de Lemos).

Nesta data, 03 de setembro de 2009, fazemos memória aos 98 anos de falecimento desta ilustre figura que tanto amou nossa terra. E, seguindo os seus ideais e ações, a AMIC renova seus princípios.

Que este chegue a todos que for de interesse.

Dado na Cachoeira do Campo, em 03 de setembro de 2009."


Rodrigo da Conceição Gomes
Presidente da AMIC
Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo
e-mail.:
amic.cachoeira@gmail.com
Tel/cel.: (31)9909 – 4106