terça-feira, 18 de agosto de 2009

Adeus Maria José Rampinelli, obrigado por tudo

Na tarde desta terça-feira, 18 de Agosto, fomos apanhados de surpresa com a triste notícia do falecimento de nossa querida Maria José Roni Rampinelli, ela que adotou Cachoeira do Campo como sua terra e muito fez no sentido de fazê-la crescer. Empresária, mãe, amiga e uma apoiadora de nossa cultura, sempre estando presente na organização e no incentivo dos eventos e das festividades.
Sonhava uma Cachoeira do Campo melhor e sempre acreditou nisto, participando das associações, movimentos e da Igreja. Em especial da AMIC – Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo, onde sempre apoiou todas as iniciativas e fazia parte do Conselho Fiscal por dois mandatos e onde sua filha é hoje a vice-presidente.
Quantos os projetos pensados enquanto a gente conversava e ela preparava um bolo e/ou outro confeito! Quanta coisa agente iria fazer por esta Cachoeira, e a lentidão no processo das coisas acontecerem e agora a sua partida nos impede.
O momento é de dor e de tristeza, mas nossos corações se alegram por termos convivido com você. E seu exemplo e sua garra nos ficam como estímulo para as lutas futuras. E na já instalada saudade fica a certeza que as pessoa boas passam, mas deixam suas marcas, seus frutos e sua presença pelo resto dos tempos.
Adeus Rampinelli!!! Obrigado por tudo!!!

Por Rodrigo Gomes
Presidente da AMIC

domingo, 16 de agosto de 2009

HOJE - Dia do Patrimônio Histórico (17/08/2004)


A preocupação em resgatar e preservar nossas raízes históricas levou à criação deste dia; uma homenagem a todos os bens criados pelo homem e pela natureza.

O que é tombamento?
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Já em 1936, o então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, pediu a Mário de Andrade que elaborasse um anteprojeto de Lei para a salvaguarda desses bens, e confiou a Rodrigo Melo Franco de Andrade a tarefa de implantação do Serviço do Patrimônio. Posteriormente, em 30 de novembro de 1937, foi promulgado o Decreto-Lei nº 25, que organiza a "proteção do patrimônio histórico e artístico nacional".

No Brasil, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) estendeu sua ação à proteção dos acidentes geográficos notáveis e das paisagens agenciadas pelo homem. Há mais de 60 anos, o instituto vem realizando um trabalho permanente e dedicado de fiscalização, proteção, identificação, restauração, preservação e revitalização dos monumentos, sítios e bens móveis do país.

Fonte: Iphan

17 de Agosto Dia do Patrimônio Histórico

Comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.

Em seu esforço de preservação dos bens culturais do país, o IPHAN já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de um milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais.

O Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Imperial, o Museu Histórico Nacional, o Museu da República, o Museu da Inconfidência, o Paço Imperial, a Cinemateca Brasileira e o Sítio Roberto Burle Marx são algumas das principais instituições sob a responsabilidade do IPHAN.

O Brasil tem ainda doze monumentos culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage), da Unesco. Até 1999, havia 630 bens de 118 países inscritos nessa lista. Desses, 480 são patrimônios culturais, 128, naturais e 22, mistos.

Foto: Igreja de Nossa Senhora das Dores - 1761 - Cachoeira do Campo - MG por Rodrigo Gomes
Esta igreja e demais capelas da comunidade são alvos das ações da AMIC no sentido de preservar o nosso patrimônio.