sábado, 26 de fevereiro de 2011

Setenário das Dores anuncia Semana Santa em Ouro Preto

Na sexta-feira véspera do Carnaval, o solene e piedoso Setenário das Dores de Nossa Senhora começa a ser celebrado na Matriz de Nossa Senhora do Pilar, padroeira de Ouro Preto. É uma tradição de três séculos, pela qual a população se prepara para viver a Quaresma e a Semana Santa.
Durante sete sextas-feiras, até a véspera do Domingo de Ramos, junto ao altar de Nossa Senhora das Dores, acontece o ofício do Setenário, acompanhado por numerosos fiéis, a partir das 19h30m, depois de os grandes sinos da matriz chamarem o povo.
O padre Marcelo Moreira Santiago, pároco do Pilar, mantém o costume da Paróquia, e o ritual barroco da cerimônia é conservado também nas músicas executadas pelo Coral e Orquestra Francisco Gomes da Rocha, sob a regência do maestro Alcindo Alves. Ouve-se, na ocasião, a antífona “Salve Regina”, do grande músico mineiro José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.
O prefeito Angelo Oswaldo afirma que, “enquanto a cidade já está mergulhada no ritmo do Carnaval, o primeiro ofício do Setenário manifesta a força da fé do povo e enfatiza as dimensões barrocas da cidade de Ouro Preto, na moldura inigualável da talha dourada da Matriz do Pilar. O Setenário das Dores, tema de belos poemas de Alphonsus de Guimaraens, sensibiliza a emoção de toda Ouro Preto”.
A Semana Santa, entre 17 e 24 de abril, é um momento maior na vida dos ouro-pretanos. Este ano, por ser ímpar, as cerimônias serão presididas pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, num revezamento tricentenário com a Paróquia do Pilar.
O Dia 21 de Abril, consagrado a Tiradentes, cai na Quinta-Feira Santa, e as celebrações religiosas e cívicas vão coexistir sem qualquer alteração. A Presidente da República Dilma Rousseff, convidada pelo Governador Antônio Anastasia, será a oradora oficial da grande solenidade na Praça Tiradentes.

Foto: Nossa Senhora das Dores da Matriz do Pilar – 2008 – Por  Rodrigo Gomes

CACHOEIRA DO CAMPO – CARNAVAL 2011

Confira a programação que a Prefeitura Municipal de Ouro Preto preparou para o Carnaval 2011 em Cachoeira do Campo – MG:

banner%20site_120x0 

Cachoeira do Campo - MG 

Sexta-Feira
22h Show com a Banda Abada
Sábado
22h Show com Vitorino de Nata da Sociedade
23h Desfile do Bloco Caipirinha
Domingo
22h Show com a Banda Aurora Boreal
23h Desfile do Bloco da Madrugada
Segunda-Feira
22h Show com a Banda Os Traias
23h Desfile do Bloco dos Barbeiros
Terça-Feira
15h Desfile do Bloco Vira Folha (20 anos de Festa)
22h Show com a Banda Kaz@hara
23h Desfile do Bloco Em Cima

Maiores Informações: http://www.prefeituradeouropreto.com.br/carnaval2011/index/secao.php?id=1

Tel.: (31) 3559 - 3201

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PROGRAMA TERRA DE MINAS DESTACA BANDAS DE MÚSICA DE CACHOEIRA DO CAMPO

Programa mostra bandas de música, jovens que transformam arte em oportunidade de emprego e famílias unidas pela música

beccc smuscc Entre as atrações do programa, estarão as duas bandas de Cachoeira do Campo, a Banda Euterpe Cachoeirense (Banda de Cima) e Sociedade Musical União Social (Banda de Baixo).

O programa Terra de Minas vai ao ar neste sábado, 26 de fevereiro, ás 11 hs 55 min. Não deixe de assistir!!!