quinta-feira, 17 de março de 2011

Cadeira do Imperador volta para Cachoeira do Campo

cadeiradompedro2 Esforço da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano e Conselho Municipal do Patrimônio (Compatri), devolve uma importante peça histórica para o município, especialmente, para a população de Cachoeira do Campo. Trata-se da cadeira utilizada por D. Pedro I e D. Pedro II quando visitaram Vila Rica no século XIX, em estadia nas atuais instalações do Colégio Dom Bosco.

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto, através da presidente Maria Cristina Cairo Silva, tomou conhecimento de que a cadeira não se encontrava mais no colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, e entrou em contato com a Inspectoria dos Salesianos. Cristina Cairo informou que o bem tombado não poderia ter saído do município sem autorização do Conselho conforme a Lei 17/02. Ao entender a situação, o responsável prontificou-se a devolvê-la.

Trata-se de uma cadeira estilo Dom José, de três pés, atualmente sem policromia. Seu assento de palhinha combina perfeitamente com o encosto e os apoios de braços, circulares, o que a faz ser bastante confortável. Orna o frontal da cadeira, sob a linha do assento, uma delicada rocalha. Os dois pés frontais, elegantemente encurvados, têm forma de patas leoninas.

A peça retorna à Ouro Preto na próxima terça-feira, 22 de março, e será entregue no Gabinete da Prefeitura em evento solene às 10 horas. Em seguida, a peça do acervo histórico de Vila Rica segue para seu local de origem, Cachoeira do Campo, onde será exposta na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Curiosidade:

Dom Pedro I nela se assentou quando esteve em visita à Cachoeira do Campo. Em 2 de abril de 1881 Dom Pedro II fez questão de assentar-se na cadeira durante o banquete. Sobre o assento de palha corre interessante lenda: quando Dom Pedro II se preparava para se sentar, percebeu que o tecido que cobria a cadeira escondia uma base de palha, rasgada. Constrangidos, os anfitriões argumentaram que escolheram aquela velha cadeira por nela ter sentado o pai de Dom Pedro. Admirado com o fato, o Imperador quis saber mais detalhes da visita de seu pai a Cachoeira do Campo.

Foto: Rodrigo Gomes/Acervo Guiacachoeiradocampo.com.br

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ouro Preto
(31) 3559-3285 / 3559-3286