sábado, 11 de outubro de 2008

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA AMIC:


· Educação para o Patrimônio, através de palestras para estudantes e visitas programadas aos pontos e monumentos mais significativos do município – “Cachoeira nas Escolas”. (Às vezes atende grupos de turistas).
· Trabalho de resgate do artesanato local dos bordados e afins, através do Projeto “Mulheres de Fibra”, com a intenção de gerar renda aos envolvidos, e, quem sabe até, proporcionar início de sustentabilidade para a Instituição.
· Participação na Agenda 21 – Ouro Preto.
· Atuação nos Conselhos Municipais de Cultura e Patrimônio.
· Funciona como referencial para pesquisadores – sejam eles alunos da região ou até de Faculdades de nosso ou de outros estados. É fonte de informações sobre Cachoeira do Campo. (Através do site disponibilizado e através de entrevistas principalmente aos membros fundadores).

COMPOSIÇÃO ATUAL E RESPECTIVAS FUNÇÕES:


A AMIC é composta por sua mesa diretora, eleita e empossada, e mais cinco diretorias que atuam nos diversos seguimentos sociais que o trabalho da associação se propõem. Assim é composta:
Presidente: Jorge Gomes.
Vice - Presidente: Sarah Macfaden.
1ª Secretária: Marília Scucato Machado Soares
2ª Secretária: Letícia Rampinelli
1º Tesoureiro: Maria de Fátima A. Gomes
2º Tesoureiro: Reginato Fernandes dos Santos
Diretoria de Arte e Cultura: Alex Fernandes Bohrer.
Diretoria de Eventos e Marketing: Rodrigo da Conceição Gomes.
Diretoria do Movimento Pró-Memória: Rodrigo da Conceição Gomes.
Diretoria de Meio Ambiente: Letícia Roni Rampinelli.
Diretoria de Comunicação e Imprensa: Reginato Fernandes dos Santos.
Conselho Fiscal: Maria dos Anjos Costa, Maria José Roni Rampinelli, Maria do Rosário da Costa, José Thomas da Costa.
Demais Sócios Fundadores: Maria Anésia Cançado, Fabíola Gonçalves Stavaux Baudson, Eunice Lúcia Carvalho da Costa Pimenta, Rogéria Maria Pedrosa, Marcos Antônio Pedrosa, Maurício Xavier Coutrin, Jomar José de Jesus Morandini, Normandes Santana Tomás, Nylton Gomes Batista e Maria do Carmo Pires.

ÁREAS CULTURAIS EM QUE ATUA:
Atua na preservação, proteção e divulgação do Patrimônio Histórico Cultural local, buscando incentivar manifestações de cunho artístico e/ou cultural e desenvolver um trabalho social, cívico- educativo, ressaltando a importância da preocupação com a questão ambiental.

BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO:


Fundada em 25 de março de 2000, a AMIC - Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo, sem fins lucrativos, tem por objetivos: divulgar, defender e preservar o Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Campo e incentivar manifestações de cunho artístico e/ou cultural, através de um trabalho social, educativo, cívico e cultural, bem como promover reuniões de caráter comunitário e público, e promover campanhas e eventos culturais ou de qualquer caráter, observando as atribuições da mesma.
Na verdade, o início da história da Associação, data de 1996, quando um grupo de três jovens começou a desvendar o mistério que era estudar a história de Cachoeira do Campo, até então esquecida pelos próprios moradores, pelo poder público e pelos turistas. Criaram assim, um Movimento que se formatou, posteriormente, em um projeto intitulado“Projeto de Pesquisa, Divulgação e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Campo”, que na própria composição de seu título destaca seu forte interesse cultural e o compromisso com os valores de Minas Gerais. O projeto atuava principalmente nas escolas, trabalhando com os alunos a sua realidade histórica, criando um amplo trabalho de educação patrimonial. O trabalho tornou-se forte e essencial para a comunidade.
Nossa Cachoeira do Campo era amplamente carente de lazer, cultura, emprego, entre outros atributos de ordem social. Encontrava-se embriagada num sono profundo de esquecimento e passividade. E a busca da melhoria dessa situação, de forma consciente e organizada, sem interesses próprios, é que originou uma movimentação social que acabou gerando um Projeto e, deste último, a criação da AMIC - uma ONG, uma Associação Cultural, direcionada aos nossos valores históricos, à preservação da cultura e do meio ambiente, além de atender a outros interesses da comunidade.
Com o Projeto e a Associação, Cachoeira do Campo começou a ter de volta a identidade de uma das mais importantes localidades mineiras, trilha dos antepassados construtores da nossa nação.

MATRIZ, SEGUNDO BRACHER



Muita gente pergunta se o desenho da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, que se apresenta em muitos de nossos projetos e é logomarca da AMIC - Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo - é realmente do famoso artista plástico mineiro, Carlos Bracher. Sim, é mesmo uma obra de Carlos Bracher. Quando fomos apresentar ao artista o projeto de resgate da história e da cultura de Cachoeira do Campo, salientamos a importância de vincularmos a sua arte também à história de Cachoeira (principalmente por ser ele um pouco cachoeirense, possuindo uma casa na Rua Nossa Senhora das Dores).
Bracher, com talento e brilhantismo, pensou em algo simples, mas que simbolizasse Cachoeira do Campo. Daí o retrato estilizado de nosso maior símbolo, a Matriz de Nazaré, um trabalho em serigrafia com traços e cores que se assemelham com o monumento original e que se completa com a sensibilidade do artista e se consagra com sua assinatura.
É também mérito do artista o apoio para importantes contatos, como com a direção da Rede Globo Minas, que tem rendido importantes matérias jornalísticas e turísticas. Um certo dia, sob as belas pinturas do teto da Igreja de Nossa Senhora das Dores, Carlos Bracher nos disse: “Vocês são salvaguardadores de toda esta cultura e arte cachoeirense, lutem sempre, coloquem-as aos olhos de Minas e do Brasil e sempre façam tudo para preservá-la”.
Mais que um grande artista, Bracher é um homem com sensibilidade para as causas comuns de Ouro Preto, de uma forma ampla, que ultrapassa os limites da sede do município. A logomarca que criou para a AMIC revela os traços deste grande artista contemporâneo. Por Rodrigo Gomes