quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 – Programação para Cachoeira do Campo

Cachoeira do Campo
12/02 - Sexta-feira Nova%20imagem_120x0
- 22h – Fundo de Panela
13/02 – Sábado
- 22h – Banda Sereno
14/02 – Domingo
- 22h – Xeque Mate
15/02 – Segunda-feira
- 22h – Banda Abalô
16/02 – Terça-Feira
- 22h – Banda Vira Saia

Carnaval Mirim
15/02 – 14h – Cachoeira do Campo
Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto 

Nota: Local do Evento: Praça da Matriz (Praça Felipe dos Santos)

domingo, 31 de janeiro de 2010

NOVA MUDANÇA NO TRÂNSITO EM CACHOEIRA DO CAMPO VISA PRESERVAR A MATRIZ DE NAZARÉ E ENTORNO

A Ourotran, órgão responsável pelo trânsito da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, promoveu novas alterações no tráfego da região central de Cachoeira do Campo.
Após reuniões com entidades do distrito e com o acompanhamento do Ministério Público, foram apontadas sugestões e debatido uma possível nova distribuição do trânsito no chamado Centro Histórico de Cima, que há 60 anos é protegido como entorno do tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré.
Os estudos e soluções sobre o impacto, principalmente do trânsito pesado no núcleo histórico, foram acompanhados de perto pelo Ministério Público, que colheu a opinião de entidades e especialmente de moradores das áreas em questão, que apresentaram problemas relacionados à estrutura de seus imóveis. No caso específico da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré foram sondados abalos provenientes do trânsito no entorno do edifício. Desde a mudança do tráfego, partes dos altares se desprenderam de forma mais acelerada.
A Matriz de Cachoeira do Campo é tombada pelo IPHAN desde 1949, o que lhe dá respaldo legal de preservação. O conjunto artístico desta importante igreja está entre os mais representativos do Barroco Português no mundo. Iniciada sua construção por volta de 1710, por ocasião da fundação da paróquia, as obras se estenderam por meio século, participando de sua construção grandes artistas. O belo templo será restaurado brevemente com recursos do PAC das Cidades Históricas, atendendo a antigo anseio da comunidade. A alteração no tráfego já é um primeiro passo para a revitalização da Matriz e da sua praça.
A mudança do trânsito em Cachoeira do Campo é fruto do trabalho da Ourotran, orientada pelo Ministério Público, e da participação de entidades representativas do distrito. Cabe a todos nós o respeito às novas normas e, é claro, a participação, dando sugestões e avaliando as possíveis melhorias que se fizerem necessárias.