terça-feira, 17 de agosto de 2010

17 de Agosto – Dia do Patrimônio Histórico

"a educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico nacional".

Rodrigo Melo Franco de Andrade

1186221789_cc3a2ndido_portinari2c_antc3b4nio_bento2c_mc3a1rio_de_andrade_e_rodrigo_melo_franco_1936 Em 17 de agosto de 1898 nascia em Belo Horizonte, Minas Gerais, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898/1969), criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional– IPHAN, em 1937, e diretor da Instituição durante mais de 30 anos (1937/1968).

Durante as comemorações pelo centenário de seu nascimento, em 1998, o 17 de agosto foi instituído como o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”.

A efeméride, ainda muito pouco divulgada, é objeto de uma Campanha Pública para que seja efetivamente comemorada e a Fundação Nogueira Tapety – FNT, como não poderia deixar de ser, manifesta seu irrestrito apoio à Campanha e informa que procurará, por todos os meios, divulgá-la.

Aliás, é fato notório que a defesa do Patrimônio Histórico, e o trabalho de conscientização a este respeito, é tarefa diuturnamente levada a efeito pela FNT o que não nos impede de reconhecer a importância, utilidade e significado do dia 17 de agosto

Muita gente diz, e, em certo sentido, isto é verdade, que o Brasil é um país sem memória mas, quando se assiste a uma apresentação dos Congos de Oeiras, quando se avista, da Praça das Vitórias, a Matriz de Nossa Senhora da Vitória só para ficar aqui por perto, é inegável que estes ícones condensam uma enorme quantidade de memória oeirense.

Assim é em cada rincão de solo pátrio, todos eles com referências histórico-culturais importantes – A Fábrica de Laticínios em Campinas do Piauí, inesquecível exemplo – para as pessoas que com elas convivem. A comemoração do dia 17 de agosto se presta muito bem para que todos reflitamos sobre isto.

cachoeira-do-campo01

"A data deve merecer toda a atenção, seja do Poder Público, seja da sociedade, assim como outras que são sempre lembradas, tais como: Dia do Índio, Dia da Abolição da Escravatura, Dia do Descobrimento, Dia da Proclamação da Independência, Dia da Padroeira do Brasil etc., mesmo porque todas essas datas comemorativas dizem respeito a fatos memoráveis da formação da sociedade brasileira. Logo, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico condensa em si todos esses marcos referenciais de nossa nação, os quais são celebrados exatamente porque integram a cultura do país, que vai sendo construída ao longo dos tempos e transmitida de geração em geração" (texto retirado de um panfleto da campanha pela divulgação do evento).

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Setor de Glaura acolheu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Cachoeira do Campo

glaura03 Dentro da Liturgia da Assunção da Virgem Maria, dia 14 de Agosto, sábado, o Setor de Glaura acolheu a imagem primitiva de Nossa Senhora de Nazaré que durante o mês de agosto está visitando a sede dos setores da paróquia.

Os fiéis aguardavam a chegada da imagem na entrada do distrito e a carreata que a acompanhava ainda percorreu algumas ruas da comunidade. Depois os fiéis de Glaura saíram em procissão até a Igreja Santo Antônio, tendo as ruas enfeitadas e os cânticos entoados em louvor a Virgem Maria.

Ao chegar à igreja houve a veneração e a reza do terço e na Celebração Eucarística, presidida pelo pároco Pe. Oldair Mateus, foi ministrado ainda o sacramento do batismo a três crianças. Nas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré o coral local realizou a coração da imagem e a comunidade ofertou flores e cânticos.

Aplaudida pelos fiéis a imagem retornou a Cachoeira do Campo, de onde no próximo dia 22 de Agosto saíra em carreata para o setor de Santo Antônio do Leite às 09 hs da manhã.

Parabenizamos o setor de Glaura pela bela acolhida a Nossa Senhora de Nazaré!

glaura04 glaura glaura01 glaura02

Colaborou: Rodrigo Gomes
Presidente da AMIC
www.guiacachoeiradocampo.com.br