sábado, 11 de outubro de 2008

MATRIZ, SEGUNDO BRACHER



Muita gente pergunta se o desenho da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, que se apresenta em muitos de nossos projetos e é logomarca da AMIC - Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo - é realmente do famoso artista plástico mineiro, Carlos Bracher. Sim, é mesmo uma obra de Carlos Bracher. Quando fomos apresentar ao artista o projeto de resgate da história e da cultura de Cachoeira do Campo, salientamos a importância de vincularmos a sua arte também à história de Cachoeira (principalmente por ser ele um pouco cachoeirense, possuindo uma casa na Rua Nossa Senhora das Dores).
Bracher, com talento e brilhantismo, pensou em algo simples, mas que simbolizasse Cachoeira do Campo. Daí o retrato estilizado de nosso maior símbolo, a Matriz de Nazaré, um trabalho em serigrafia com traços e cores que se assemelham com o monumento original e que se completa com a sensibilidade do artista e se consagra com sua assinatura.
É também mérito do artista o apoio para importantes contatos, como com a direção da Rede Globo Minas, que tem rendido importantes matérias jornalísticas e turísticas. Um certo dia, sob as belas pinturas do teto da Igreja de Nossa Senhora das Dores, Carlos Bracher nos disse: “Vocês são salvaguardadores de toda esta cultura e arte cachoeirense, lutem sempre, coloquem-as aos olhos de Minas e do Brasil e sempre façam tudo para preservá-la”.
Mais que um grande artista, Bracher é um homem com sensibilidade para as causas comuns de Ouro Preto, de uma forma ampla, que ultrapassa os limites da sede do município. A logomarca que criou para a AMIC revela os traços deste grande artista contemporâneo. Por Rodrigo Gomes

Nenhum comentário: